PILATES
O que é?
Trata-se de um conjunto de mais de 500 tipos de exercícios físicos que podem ser realizados no solo ou em equipamentos exclusivos (também inventados por Joseph Pilates), nas mais diversas intensidades e no qual nenhum exercício é feito de forma automática ou passiva, mas sim com consciência, precisão e rigor técnico. Para quem nunca praticou, os exercícios do Pilates surpreendem pela sua suavidade.
Quando surgiu?
O Pilates foi inventado por Joseph Hubertus Pilates, o seu método foi criado por volta de 1920 e aprimorado durante toda a sua vida, de forma que para entendê-lo, se faz necessário conhecer um pouco de sua história.
Qual é o seu objetivo?
O Método Pilates visa controle e conexão entre corpo e mente, o aumento da saúde, bem-estar e qualidade de vida de pessoas saudáveis, bem como desenvolve e restaura essas mesmas características a indivíduos em condições patológicas. O método trabalha vários grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do Core (abdômen, coluna e região pélvica, também conhecida como “powerhouse”). O método propicia principalmente aumento de força, elasticidade, postura e, além disso, pode ser usado para reabilitação física e como prevenção no aparecimento de lesões por esforço repetitivo, como bursite e tendinite.
Quando chegou no Brasil?
O método chegou ao país em 1990, com a bailarina Alice Becker, que introduziu o método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates em 1920. No início, o método esteve restrito apenas a artistas, bailarinas e dançarinos que buscavam otimização e aprimoramento de seus resultados artísticos. Com o decorrer dos anos, o método passou a ser procurado por usuários que desejam melhoria na qualidade de vida e saúde tanto do ponto de vista físico como mental, fazendo com que o Pilates se tornasse a atividade física que mais cresceu nos últimos 10 anos.
História do Pilates
Joseph Pilates, inventor do Método Pilates, nasceu em 09/12/1883 na cidade alemã de Mönchengladbach, filho de um ginasta e de uma naturopata, cujas atividades inspiraram muitas das ideias de Pilates, além dos seus problemas de saúde de infância, inclusive doenças respiratórias. Por conta disso, desde cedo dedicou-se às atividades físicas, inspirado nos treinamentos físicos de seu pai.
Já na adolescência estudou intensamente anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. Sempre gostou de estudar, praticar esportes, exercícios de força, boxing, mergulho, ginástica, kung fu e yoga. Tudo isso influenciou muito as ideias de Pilates, que trouxe posições da yoga, exercícios de soco das artes marciais, etc. Os movimentos da chair são similares à ginástica olímpica e até mesmo o movimento dos animais inspiraram Pilates na criação de algumas técnicas.
Em 1912 Joseph Pilates foi morar na Inglaterra, lá ele lutou box profissional, foi artista de circo e ensinou defesa pessoal para os detetives da Scotland Yard – polícia metropolitana de Londres. Dois anos mais tarde foi preso, junto com outros cidadãos alemães, pelas autoridades britânicas durante a primeira guerra mundial. Foi nos campos de internamento para presos de guerra da Ilha de Man que elaborou seu plano de exercícios chamado de Contrologia, baseado no controle da mente sobre os músculos. Pilates trabalhou na enfermaria, por isso tinha livre acesso entre os campus de internamento, foi assim que começou a desenvolver os exercícios de Mat Class (Pilates de Solo), ao mesmo tempo que idealizava os seus primeiros aparelhos, que posteriormente seriam patenteados.
Em 1926 fundou um estúdio na oitava avenida de Nova York, em um prédio cheio de artistas e próximo à vários estúdios de dança, por estar próximo ao mundo da dança e do teatro de Nova York, o método Pilates se tornou famoso entre os bailarinos e atores e é exatamente por isso que os exercícios de Pilates tem muitas referências ao balé clássico, como os alongamentos no barrel e no cadilac.
Morreu aos 83 anos, por causas não confirmadas, mas seu legado ganhou o mundo, com suas técnicas e exercícios difundidos pelos elders, que estudaram o método e praticaram diretamente junto com o próprio Pilates. Ensinamentos que continuam cruzando fronteiras, fazendo a diferença na vida de pessoas de todas as idades, afinal Pilates é Saúde, é Bem-Estar, é Qualidade de Vida.